‘O Que Irei Fazer

Os Melhores E Piores Mestrados Nos Estados unidos


SÃO PAULO - Caçula da pós-graduação no Brasil, o mestrado profissional surgiu há quinze anos no Estado e, apesar do extenso desenvolvimento desde 2009, ainda é insuficiente popular por aqui. Mais prático do que o primogênito - o mestrado acadêmico -, o curso é direcionado às pessoas que atuam em áreas técnicas e querem preparar-se teorias aplicadas ao exercício da profissão. De acordo com especialistas, o mestrado profissional é pensado para que pessoas está no mercado há pelo menos cinco anos e quer aprender prática e teoria, diferenciando-se, assim sendo, de MBAs, especializações e mestrados acadêmicos. Mesclar suposição e prática era justamente o que procurava Tiago Cruz, de trinta e dois anos, gerente de produtos numa multinacional.


Formado em 2003 em Ciência da Computação, ele fez uma pós em Gestão de Projetos em 2008 e, depois, um mestrado profissional. “O curso é voltado ao mercado e me permitiu trabalhar enquanto estudava. Vários interessados ficam conturbados ao tentar compreender as diferenças entre os inúmeros tipos de pós (mais infos abaixo). O pró-reitor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Antônio Freitas, explica que a existência de MBA e mestrado profissional é exclusividade brasileira. “É como a jabuticaba. É algo inventado aqui”, brinca.


Segundo Freitas, no Brasil o MBA dá certificado e o mestrado profissional, diploma - no exterior não há essa diferença. “Os MBAs deveriam evoluir pro mestrado profissional, mas dificilmente isto vai acontecer visto que neste instante tem muita gente ganhando dinheiro assim sendo.” Procurada, a Capes não se manifestou sobre.


Públicas. As diferenças de classificação não impedem que as instituições aumentem o número de Vinte e nove Concursos Públicos Oferecem Salários De Até R$ 19,5 1 mil . As .:Como Atravessar Em Concursos Públicos: mais oferecem programas reconhecidos e recomendados na Capes são as públicas, entre elas as duas federais do Rio (Escola Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense) e a faculdade de São Paulo (USP), que é estadual.


A USP tem onze cursos pela listagem dos conhecidos pela Capes, todavia informa dar dezoito no total. Pela UFRJ são quinze os mestrados profissionais conhecidos na Capes. “É a modalidade de pós-graduação que mais cresceu no Brasil nos últimos 5 anos. E a tendência é que apareçam mais cursos”, admite a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da universidade, Débora Foguel.


A UFRJ apresenta mestrados profissionais em Arquitetura, Química Odontológica, Engenharia Urbana e Petroquímica, mas acha resistência. “Ainda existe muito desconhecimento, e a área de Engenharia é a Oito Cursos Online (e Gratuitos) Que Todo Advogado Deveria Fazer . Há quem fale que o mestrado profissional é mais fraco, porém não é verdade. O aluno também faz tese para banca, só que com tópico mais prático”, diz Débora.



Os mestrados profissionais não têm apoio orçamentário da Capes para bolsas no Nação, em razão de a maioria dos alunos continua atuando nas corporações e não necessita de socorro econômica. 1,4 mil, mesmo valor do mestrado do programa acadêmico. Nas particulares, a história do mestrado profissional começou antes da regularização do MEC, em 1998. A Fundação Getúlio Vargas (FGV), por exemplo, abriu em 1993 a pós-graduação Mestrado Profissional de Administração, nos moldes do curso atual. Hoje, a universidade tem oito cursos desse formato.


Mestrado em rede. Além de avaliar e regular a pós-graduação stricto sensu no País, a Capes coordena com associações de classe uma série de mestrados profissionais em rede pra professores de diferentes áreas. As aulas são semipresenciais e ocorrem em diferentes universidades federais. O primeiro curso, denominado Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), surgiu em 2010. Ofertado com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), ele é destinado a docentes da rede pública. Em 2014, os programas em rede e a distância também formaram professores de Física, Letras, História e Artes. Há ainda cursos de Administração, coordenados na Liga Nacional dos Dirigentes das Corporações Federais de Ensino Superior (Andifes).


No caso de Matemática, tendo como exemplo, sessenta organizações oferecem o curso. Pela Universidade Federal do Vasto ABC (UFABC), a pós-graduação existe desde 2011. “É destinada para professores que atuam no ensino fundamental e médio, que têm geração prévia. O tópico é tema matemático e embasamento do que será dado em sala de aula”, diz o coordenador do curso, Rafael de Mattos Grisi.